ECOPSICOLOGIA: O QUE É?
- almagaiasaudemental
- 11 de dez. de 2024
- 2 min de leitura

Uma abordagem transdisciplinar e transcultural inclusiva, para a regeneração da vida (humana e "mais-que-humana"), e consequentemente da paisagem natural e ambiente.
A abordagem Ecopsicológica vem trazer-nos uma visão complementar entre a Psicologia, a Ecologia, e todas as áreas que lhes são adjacentes, como os estudos culturais, as artes, a filosofia, a espiritualidade, a economia.
Através da sua transdisciplinariedade e transculturalidade, a Ecopsicologia procura tecer novas formas relacionais e sociais que possam ser contributos para um modo de ser, de estar, de pensar, e sentir, não só eco-sustentável, mas sobretudo regenerador de todos os sistemas ecológicos e biótipos aos quais tod@s pertencemos e por isso devemos aprender a cuidar, manter, e tratar.
Seguindo uma visão Ecopsicológica, podemos relacionarmo-nos com a subjectividade humana a partir de um lugar partilhado, que é rico em significados e acções interdependentes, não só entre humanos mas também entre humanos e todos os seres “mais-que-humanos”, tal como entre humanos e a paisagem. A Ecopsicologia explora a noção de cuidado pessoal levando-o à sua máxima excelência, mas também à sua extrema essência ou raíz, uma vez que segundo esta abordagem não há cuidado pessoal sem uma visão eco-sistémica, nem há completude humana sem que se integre a sua dimensão “além-humana”: a Natureza em toda a sua extensão, com os seus ritmos, a sua diversidade, o seu potencial transformador cíclico, e o seus mistérios e espiritualidade inerente.
Através da Ecopsicologia, o ser humano torna-se agente responsável pelo cuidado de si-mesmo e das suas interconexões com a Natureza e o Universo. É ao longo deste caminho que todas as perturbações e patologias individuais vêem o seu reflexo nas crises ambientais e sistémicas familiares, comunitárias, e sociais, e vice-versa. Surge como uma proposta não colonizadora, não opressora de nenhum ser vivo, de natureza não só respeitadora das diferenças mas sobretudo entusiasta sobre elas, onde a simultânea libertação do prazer, da fluidez, da cooperação, e da autorealização, é um propósito em todas as dinâmicas relacionais.
Através desta visão Ecopsicológica, cremos na possibilidade de junt@s podermos co-criar um novo mundo de possibilidades, libertando a imaginação para vivermos individualmente e colectivamente uma outra realidade mais inclusiva, pacifica, contemplativa, e pró-activa face a uma experiência “Poética da Existência Humana (Eco-sustentável)*”.
*Leia também o nosso artigo "Para uma Poética da Existência Humana (Eco-sustentável)
Comentarios