

Referências
no desenvolvimento da Ecopsicologia
Ano:1975 e 1979
Publicações: "The Quest of Gaia" & "Gaia: A new look at life on Earth"
Autor: James Lovelock
Químico, médico, e cientista, desenvolveu a teoria da Hipótese de Gaia, alicerçada na noção de que toda a vida na Terra é parte de um sistema vivo que regula a superfície do planeta e os processos atmosféricos.
Ano: 1982
Publicação: "Nature and Madness"
Autor: Paul Shepard
Docente de Ecologia Humana em Pitzer College, em Claremont, California.
Ano: 1984
Autor: Arne Næss
Publicação: "A defence of the deep ecology movement"
Docente de Filosofia e Ética Ambiental, cunhou o termo "Ecologia Profunda", e iniciou o seu desenvolveu-o como ramo da Ecosofia.
Ano: 1992
Publicação: "The voice of Earth"
Autor: Theodore Roszak
Docente da Universidade de Hayward, California.
Publicou o primeiro livro de Ecopsicologia.
Ano: 1995
Livro: "Ecopsychology - Restoring the Earth, Ealing the mind"
Editores: Allen D. Kanner, Mary E. Gomes, Theodore Rozak
Entre os primeiros Psicólogos e docentes de diversas áreas como Antropologia, História, Biologia, entre outras, pertencentes ao primeiro grupo interdisciplinar de estudos em Ecopsicologia, do qual também fez parte Lester Brown, James Hillman, Paul Shepard, Ralph Metzner, Robert Greenway, entre outr@s.
Ano: 1996
Publicação: “The web of live"
Autor: Fritjof Capra
Fritjof Capra cita T. Roszak, utilizando o termo Ecopsicologia no seu livro "A teia da vida", e assim abriu caminho para o seu lançamento mundial.
Ano: 2005
Fundação da European Ecopsychology Society
Jorge Conesa Sevilla (EEUU) convida Marcella Danon (Itália) para fundarem juntos a European Ecopsychology Society.
Ano: 2017
Fundação da International Ecopsychology Society
A European Ecopsychology Society transforma-se na International Ecopsychology Society (IES), com sede na Suiça.
Sobre a IES:
A IES á uma associação profissional com propósitos de aprofundar e difundir os valores da Ecopsicologia no mundo. Actualmente tem concedidos representantes em 21 países.
.
IES – REDE INTERNACIONAL: Itália, Grécia, Uruguay, Espanha, Argentina, Brasil, Porto Rico, Chile, Colombia, Brasil, Austrália, EUA, México, África do Sul, Perú, Bélgica, Hungria, Índia, Israel, Holanda, Portugal.
.
Os representantes nomeados (Capítulos) de cada país, devem sempre ser pessoas singulares com formação superior em Psicologia ou Ecotuning/ Ecopsicologia Aplicada, com provas específicas de trabalho significativo desenvolvido para o contributo da Ecopsicologia.
.
Actualmente a Ecopsicología está inserida em graus académicos, como cadeira de mestrados em diversas universidades do mundo, assim como no desenvolvimento de actividades institucionais, privadas, organizacionais, educacionais, sociais e comunitárias, académicas, psicoterapeuticas, artísticas, e ambientais.